domingo, 14 de abril de 2013

Como Platão já dizia...


Me pego aqui numa manhã de domingo chuvosa,em casa estudando para filosofia (matéria que eu estou fazendo para faculdade). E acabo vendo que Platão escreveu a séculos atrás sobre o jeito que nós pensamos e nos criticamos no dia a dia.

"De acordo com Platão, sabemos que o pensamento acontece por meio do “diálogo sem som de mim comigo mesmo”. Aqui, é importante atentar que o pensamento não é um monólogo; ao contrário, ele supõe “dois” para que haja um diálogo, pois Platão nos diz que é um “diálogo de mim comigo mesmo”. Mas o que significa isso? Trata-se de um desdobramento que fazemos sempre que pensamos: eu, que sou “um” em minhas atividades cotidianas, desdobro-me em “dois” quando começo a pensar e esses “dois” entram em diálogo – que é a forma de acontecimento do pensamento. Mas, sempre que as atividades cotidianas me requisitam, o desdobramento desencadeado pelo pensamento é interrompido e eu que, quando estava pensando, era “dois”, unifico-me novamente voltando a ser “um”."

Agora pergunto a quem estiver lendo esse post nesse exato momento. Você nunca se indagou sobre alguma besteira ou duvida e ficou imaginando “você é um babaca! Não devia ter feito isso!” e depois acaba se respondendo falando coisas tipo “Não é bem assim” para no final perceber que responde algo que você mesmo disse!

Nós somos produtores de perguntas e respostas por natureza e quando não temos uma pergunta para fazer ou responder para alguém, acabamos inventando uma imagem de nós mesmos para perguntar e responder o que puder passar pelas nossas cabeças.

Se você escuta a “voz da sua consciência”, faz perguntas para o espelho e as vezes até vê o espelho te responder. Meu amigo, você não está sozinho. Você não tem dupla personalidade e muito menos está pronto para ser internado em um hospital psiquiátrico. Essas coisas apenas demonstram que você é humano e está exercitando seu pensamento filosófico sobre a vida e seus atos.

A própria construção da palavra “Filosofia”, mostra isso muito bem.  “philo” quer dizer amor ou amizade e “Sophia” significa saber. Mas para entender melhor isso você tem que ir atrás do que os gregos conceituavam como “amor”.

O “amor” para os gregos tinha um conceito diferente, como Eros, significava “falta” ou “ausência de alguma coisa”. É o desejo daquilo que não está presente. Por isso que o filosofo é esse cara chato que sempre procura meditar sobre tudo e qualquer assunto. Porque ele quer achar um conhecimento, um conceito, um significado novo toda hora.  E assim que temos que ver a vida, procure aprender alguma coisa todo dia, procure fazer algo bom até seu dia terminar. E nunca deixe de fazer perguntas para os outros,mas principalmente nunca deixe de fazer perguntas a si mesmo.


Um comentário: