segunda-feira, 15 de julho de 2013

Crítica: Fios de Prata - Reconstruindo Sandman


O autor já joga na nossa cara o seguinte trecho da história que aparece na parte de trás do Livro:  “Tu inspiraste Rowling, e foi nas terras de Morpheus que se moldou Hogwarts. Tu inspiraste Tolkien, e foi nas terras de Phantasos que se anexaram as extensões de Terra-Média. Tu inspiraste Lovecraft e em minhas terras se fixou Miskatonic. Então eu te pergunto com sinceridade, anjo: até onde vai tua vontade de ser coadjuvante em um mundo de formas e pensamentos?”

Essa sinopse mais que original que é uma fala de "Phobetor" o Senhor dos Pesadelos, já nos mostra que o livro faz referencias de várias histórias que nós conhecemos e que tem lugar marcado na cultura pop e na literatura fantástica.

É assim que Raphael Draccon um dos maiores autores de fantasia do mercado literário nacional nos apresenta sua história "Fios de Prata - Reconstruindo Sandman",como o próprio titulo quer deixar bem claro ele faz várias referencias ao universo de Neil Gaiman mas consegue de um jeito bem particular não ultrapassar a barreira que diferencia homenagens de plágios.

A história começa com o jogador de futebol "Alejo" que se torna um fenômeno internacional pelo seu talento dentro de campo, mas não é essa habilidade que o faz ser  o principal personagem do livro. "Alejo" tem um dom raro,ele é um "Sonhador Desperto",que consegue ficar consciente nos momentos que é transportado para o mundo dos sonhos durante o seu sono e lá ele é um guerreiro onírico poderosíssimo e que tem sua alma cobiçada por deuses e anjos.

A disputa pela alma de Alejo acaba estourando uma Guerra entre os 3 deuses do mundo dos sonhos e no meio dessa batalha ele tem que entrar porque o amor da sua vida que ele acabou de conhecer entrou em coma e sua alma ficou presa dentro de pesadelos que são gerados por demônios.

No meio desse enredo fantástico Draccon usa referencias de vídeo games,filmes,livros e até de alguns episódios da historia do Brasil citando algumas das nossas personalidades Tupiniquins como Ayrton Senna.

A história tem um desenrolar incrível e original e durante a leitura você consegue ver que o autor fez uma pesquisa árdua para a construção do mundo que ele quer apresentar,um dos fatores que mais me chamaram a atenção são as referencias religiosas de várias religiões diferentes. Ele fala de projeção astral,hinduísmo e até tem uma cena que acontece enquanto a Oração de São Francisco é citada ao fundo e o mais legal é que a oração acaba sendo uma forma de descrição dos fatos que estão acontecendo durante a cena.

Termino o post dizendo sem nenhum peso na consciência que "Fios De Prata - Reconstruindo Sandman" é um livro mais que recomendado, que eu dou 5 estrelas e que estou interessadíssimo em procurar as outras obras do Draccon que estão a venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário